segunda-feira, 3 de março de 2014

12 Anos de Escravidão e Gravidade dominam o Oscar 2014

Drama dirigido por Steve McQueen ganha na categoria de melhor filme, mas é a ficção científica de Alfonso Cuarón quem leva o maior número de troféus.

Equipe de '12 anos de escravidão' recebe a estatueta. Brad Pitt é um dos produtores do longa (KEVIN WINTER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)


Não é exagero dizer que o Oscar 2014 teve dois grandes vencedores. Se 12 Anos de Escravidão levou o prêmio de melhor filme, além de ter faturado as categorias de atriz coadjuvante (Lupita Nyong'o) e roteiro adaptado, coube a Gravidade levar para casa o maior número de estatuetas: sete entre dez possíveis, entre elas a de diretor para Alfonso Cuarón.

Diante de tamanho domínio, pouco sobrou para os demais filmes. Clube de Compras Dallas venceu em três categorias: ator (Matthew McConaughey), ator coadjuvante (Jared Leto) e maquiagem e penteado. Frozen levou em duas: filme de animação e canção original. Cate Blanchett confirmou o favoritismo na categoria de melhor atriz, assim como A Grande Beleza levou o Oscar de filme estrangeiro. Tudo como apontavam as premiações pré-Oscar, como Globo de OuroScreen Actors Guild AwardsDirectors Guild Awards e Producers Guild Awards.

Em meio às comemorações, é possível ressaltar de cara um grande derrotado no Oscar 2014: Trapaça. Empatado com Gravidade como recordista de indicações na premiação deste ano, o filme dirigido por David O. Russell passou em branco na cerimônia de premiação. O mesmo aconteceu com NebraskaPhilomenaO Lobo de Wall Street e Capitão Phillips, todos indicados na categoria de melhor filme.




Nenhum comentário:

Postar um comentário