terça-feira, 8 de abril de 2014

Aos 66 anos, morre o ator José Wilker

              
O ator José Wilker, de 66 anos, morreu na manhã deste sábado (5) em sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, de acordo com a coluna de Ancelmo Gois do jornal O Globo. Ainda não há informações sobre a causa da morte do ator, mas há suspeitas de que ele tenha sofrido um infarto.
 
José Wilker era um dos artistas mais atuantes da televisão e no cinema brasileiro. Recentemente ele interpretou o médico Herbert, na novela Amor à Vida.
 
O ator, diretor, narrador, apresentar e crítico de cinema brasileiro, deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker.
 
Em sua carreira no cinema, José Wilker conheceu o sucesso ao interpretar Vadinho em Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976). O filme conquistou a maior bilheteria do cinema nacional até 2010, quando perdeu o posto para Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro.
 
Dos 49 filmes em que atuou, o ator participou de longas marcantes como Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1979), O Homem da Capa Preta (1986) e Guerra de Canudos (1997). Wilker estreou na TV em 1971, na novela Bandeira 2, e esteve em 29 novelas. Ele interpretou personagens famosos como Roque Santeiro e Giovanni Improtta (de Senhora do Destino).
 
Como diretor, comandou as novelas Louco Amor (1983), Transas e Caretas (1984) e a série humorística Sai de Baixo (1996-2002).
 
Desde 1995, José Wilker apresentava o quadro "Papos de Cinema", no programa Cineview, do canal Telecine Premium, onde também comentou por vários anos a cerimônia de entrega do Oscar. 
 
Wilker também foi presidente da Riofilme, da Prefeitura do Rio. Em 2010, ele lançou seu livro Este Não é um Livro Sobre Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário