quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Heloísa Périssé e o diretor Mauro Farias falam da comédia O Diário de Tati

                             
                                      Mauro Farias dirige Thiago Rodrigues e Heloísa Périssé em O Diário de Tati.


Rodado em 2006, a comédia O Diário de Tati, que tem como protagonista a engraçada adolescente interpretada por Heloísa Perissé, finalmente chega às telas de cinema depois de inúmeros problemas de produção. Os seis anos de geladeira, no entanto, não prejudicaram a atualidade do projeto, que chega aos cinemas num momento em que Perissé, assim como parte do elenco, está em evidência na TV.

“Nosso problema foi com os estúdios da Universal e Paramount e com os financiamentos estatais. Achamos que seria fácil achar apoiadores para o projeto, mas não foi. Os grandes patrocinadores estatais do país, que são a Petrobras e o BNDES, não entraram no filme”, revela ao Cineclick o diretor Mario Farias, que, por outro lado, acho que o filme não poderia ter sido lançado em momento mais oportuno:

“Apesar da personagem não está mais na TV, o elenco do filme, que naquela época não era tão famoso, como a Marcelo Adnet, por exemplo. Esse pessoal está fazendo muito sucesso agora. A coisa acabou se revertendo favoravelmente por aí”.

Inspirada no quadro apresentado no Fantástico e no livro homônimo escrito por Heloísa, a comédia, que brinca com problemas vividos por adolescentes, gerou dúvidas em Farias quanto a credibilidade da personagem em relação ao registro mais realista que exige o cinema. O diretor e a atriz concluíram que a graça da personagem está no fato de Tati ser interpretada por um adulto.

                          
                                            Heloísa dá vida à Tati: caricatura de uma típica adolescente.


“É uma caricatura, sempre foi desde o início uma caricatura. A gente está fazendo uma brincadeira e não um tratado de questões mais profundas sobre a adolescência. O cinema também nos permite fantasiar. O filme tem um roteiro tão ingênuo quanto sua personagem”, avalia o diretor.

Heloísa Périssé se inspirou na filha adolescente do ex-marido para criar o personagem. "Ela tinha 14 anos e eu 30, mas éramos muito amigas, pois minha idade mental era de 12 na época”, brinca a talentosa atriz. Dos bate-papos com a enteada, decidiu criar a personagem, lançada primeiramente no teatro em 2001 e que migrou para a TV no mesmo ano na Escolinha do Professor Raimundo.

Na trama, a adolescente Tati se depara com uma série de situações típicas de sua idade: esconder a nota vermelha dos pais, tentar se aproximar do galã do colégio, engolir a seco quando a rival o beija antes dela e desvendar o amor em um amigo improvável. No elenco estão também Louise Cardoso, Marcos Caruso, Maria Clara Gueiros, Márcia Cabrita, Thiago Rodrigues, Pedro Neschling e e Luis Miranda.

“É um filme divertido, leve e para toda a família. Foi legal fazer esse retrato brincalhão da adolescência, um período que ainda está muito vivo dentro de mim”, conta Périssé.

O Diário de Tati tem estreia nacional nesta sexta-feira, 24 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário