quinta-feira, 9 de agosto de 2012

João Miguel e Vinicius Nascimento falam de À Beira do Caminho, que estreia sexta.

                                 
                                                  Vinicius Nascimento e João Miguel: parceria dentro e fora das telas.


“A grande revolução está na complementaridade das diferenças”. Para o ator João Miguel, que estrela o longa À Beira do Caminho, com estreia marcada próxima sexta-feira (10/8), a frase sintetiza a principal mensagem deixada pelo novo filme de Breno Silveira, diretor que levou mais de cinco milhões de espectadores aos cinemas com o sucesso Dois Filhos de Francisco.

Miguel fala da relação de seu personagem, João, um caminhoneiro amargurado por um trauma do passado, com Duda (Vinicius Nascimento), menino órfão de mãe em busca do pai que nunca conheceu. Em entrevista ao Cineclick, os atores revelaram que as diferenças de idade e experiência não foram empecilhos para que a parceria de ambos funcionasse dentro e fora das telas.

“Quando encontrei o Vinicius ele ainda não estava confirmado no filme, estava na fase de testes. Ele chegou pra mim todo gaiato e falou ‘E aí, João?’ Eu respondi: ‘E aí o que, rapaz? Eu lhe dou ousadia?’ Acho que o filme começou ali de alguma maneira. Soubemos brincar com isso o tempo inteiro. A gente acreditou desde o início no filme. Ele me fazendo acreditar no Duda e eu fazendo ele acreditar no João”, conta Miguel.

Esta não é a primeira experiência de Vinicius no cinema. Quando ainda tinha sete anos, viveu Cosme, um dos filhos da Dona Joana, a evangélica dona do cortiço no filme Ó Paí, Ó. Para interpretar o Duda de À Beira do Caminho, passou por uma seleção que envolveu 500 crianças. Foram vários processos eliminatórios até que restaram apenas ele e um concorrente. “Fiquei inseguro, mas acho que me encaixei no personagem”, avalia Vinicius

Apesar do jeito confiante, ele revela que sua maior dificuldade foi encenar a sequência final do filme, de forte carga dramática. “É uma cena que toca muita gente. É tudo muito comovente. Eu tentei me colocar no lugar do Duda. O que eu sentiria no momento. O que eu acharia da situação. Fiquei pensando se eu perdesse minha mãe, um amigo. Coloquei a saudade da minha família no meio, que eu já estava há algum tempo sem ver por causa das filmagens. Daí eu chorei. Acho que o resultado ficou bom”.

                        
                                  À Beira do Caminho: encontros e descobertas pelas estradas brasileiras.


A não ser pela cena específica, o jovem ator diz não ter tido grande dificuldade em viver o personagem por ter uma história parecida com a dele. “Meu pai não quis assumir a paternidade quando minha mãe engravidou. Não o conheço. Por causa do Duda, aprendi a lidar com isso de uma maneira mais fácil”.

A mãe de Vinícius assistiu ao filme pela primeira vez na mesma sessão para a imprensa realizada em São Paulo. Preso às entrevistas, ainda não sabia o que a mãe tinha achado de sua atuação. “Ela subiu para o quarto e ainda não desceu. Eu só perguntei para o pessoal como estavam os olhos dela. Disseram pra mim que estavam inchados”, brinca.

O baiano João Miguel, revelado no filme Cinema, Aspirinas e Urubus, de 2005, cuja atuação mereceu prêmios no Festival do Rio, Mostra São Paulo, Festival de Guadalajara, considera o João de À Beira do Caminho como um de seus personagens mais complexos. “Ele é um personagem denso e de poucas palavras. Eu acredito muito nessa tradução da alma que o cinema pega de alguma maneira no olhar. Isso é muito contagiante”, avalia Miguel.

O ator, que recentemente viveu um dos irmãos Villas-Bôas em Xingu, vem se tornando um dos nomes mais requisitados do cinema nacional. Depois de À Beira do Caminho, poderá ser visto ainda este ano em A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Vinícius Coimbra, e, em 2013, nos longas Era Uma Vez Verônica, de Marcelo Gomes, e Éden, de Bruno Safadi. Vinícius, por sua vez, quer se dedicar aos estudos. “Quero dar um passo de cada vez. Por enquanto quero seguir com meus estudos. Pretendo me formar em cinema”, conta. Ao ouvir a declaração do amigo, João Miguel não perde a oportunidade de brincar: “Isso mesmo. Tem de estudar, trabalhar e pisar no chão. Eu já disse pra ele: 'não pise não pra ver... Vai tomar cascudo'”.

Completam o elenco do longa Dira Paes, Ângelo Antônio (em participação especial), Ludmila Rosa e Denise Weinberg.

Veja o trailer de À Beira do Caminho:



Nenhum comentário:

Postar um comentário