terça-feira, 30 de outubro de 2012

FRANKENWEENIE

                           Frankenweenie

O amor de um garoto por seu cachorro é o que move a trama do sombrio e sensível Frankenweenie. A animação em stop motion de Tim Burton nada mais é do que a adaptação de um curta de 1984 do próprio cineasta, rejeitado à epoca pela Disney. O estúdio considerou  o filme "dark” e a história da morte de um animal de estimação forte demais para as crianças.

Burton precisou de 28 anos e muitos sucessos, como Edward Mãos de Tesoura, Os Fantasmas Se Divertem e A Noiva Cadáver, para, finalmente, conseguir realizar seu projeto pessoal. O resultado tem visual marcante e pode ser considerado uma das melhores obras do diretor nos últimos tempos.

Refletindo o estilo expressionista dos primeiros filmes com som, sem deixar suas próprias características de lado, Burton faz uma bela homenagem às películas de terror dos anos 1930. Tudo aliado ao sentimentalismo típico das criações de Steven Spielberg, em especial E.T. – O Extraterrestre. A animação traz ótimas sequências de cenas góticas, como a da ressurreição de Sparky, uma divertida paródia do filme Frankenstein, de James Whale. O cineasta acerta em cheio também ao fazer os colegas de Victor se assemelharem a monstros saídos de clássicos do horror, com seus olhos negros e aparência assustadora.

Na trama, Victor é um garoto quieto e inteligente que os adultos acham estranho e as crianças evitam, uma versão cartunesca do próprio Tim Burton. Seu único amigo é Sparky, um simpático bull terrier, estrela de seus filmes caseiros e parceiro de experiências. A união dos dois é algo tão forte e marcante que, quando o animal morre, tudo na vida do garoto perde o sentido.

A reviravolta vem com a aula de um novo e inspirador professor, que parece ter saído de um filme de Bela Lugosi. O garoto descobre como pode usar a eletricidade para reanimar seu bichinho. Só que quando outros alunos tomam conhecimento do segredo de Victor, começam uma corrida em busca do melhor projeto da feira de ciências - com consequências desastrosas.

Com uma boa trilha-sonora criada por Danny Elfman, capaz de ecoar o drama dos eventos que se desenrolam, Frankenweenie é um belo filme para a família, que diz algo sobre a amizade verdadeira e a responsabilidade na busca pelo conhecimento. Tim Burton conseguiu criar uma obra que trata as crianças com respeito, sem deixar de garantir também a diversão para os adultos.

Só vá ao cinema sabendo que, embora Sparky, o cachorro zumbi, conquiste a todos com seu companheirismo e alegria, não imagine Frankenweenie como um filme engraçado. É preciso ter boa dose de humor negro para entender as sutilezas aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário