quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Relembre os filmes mais assustadores das telonas

                   Divulgação

Atividade Paranormal 4 estreia na próxima sexta-feira (19) e, desta vez, o longa se passa no presente e acompanha uma família que tem como vizinho um garoto que pode ser Hunter, o bebê sequestrado por Katie anteriormente. A frase que guia o filme é: "Todas as atividades trouxeram a isto", o que pode indicar que seja o fim da sequência de terror.

A direção é de Henry Joost e Ariel Schulman, responsáveis pela terceira parte da saga, lançada no ano passado.

                        Divulgação
A quarta parte de Atividade Paranormal mostra o sucesso que a saga possui entre o público do mundo inteiro.

                   Divulgação

A nova sequência promete muito suspense e sustos no público, que poderão ver o que pode acontecer quando uma família mora em uma casa mal assombrada.

Veja, nas próximas fotos, outros filmes de terror que assustaram os telespectadores e marcaram época!

                    Divulgação

No longa Poder Paranormal, a atriz Sigourney Weaver interpreta Margaret, professora de psicologia que tenta desacreditar pessoas que dizem ter poderes paranormais. A vida da docente, entretanto, muda quando seu caminho cruza com o de Simon Silver, vidente famoso interpretado por Robert De Niro.

O suspense mistura cenas de ação com terror psicológico, e é uma das apostas da indústria cinematográfica norte-americana no segundo semestre

                     Divulgação
Poltergeist - O Fenômeno (1982)
 
Com roteiro de Steven Spielberg e direção de Tobe Hooper, o longa é considerado um dos principais clássicos do cinema de horror. A trama conta a história de uma família que começa a ser assombrada por fantasmas após se mudar para uma nova casa, e precisa lutar contra as entidades após a filha mais nova, Carol Anne, ser sequestrada e levada para outra esfera espiritual.
 
O sucesso do filme nas telonas foi enorme, arrecadando no total cerca de 76 milhões de dólares no mercado norte-americano. A maneira pela qual o diretor retratou os fantasmas, sem mostrar diretamente nenhuma entidade, aumentou o teor de suspense do longa e o transformou em um clássico do gênero.

                 Divulgação
A Hora do Pesadelo (2010)
 
O longa de terror A Hora do Pesadelo, dirigido pelo estreante Samuel Bayer, é uma releitura do clássico homônimo lançado em 1984 por Wes Craven. No filme, cinco amigos adolescentes têm o mesmo sonho, que mostra um homem misterioso e assustador que tem garras afiadas no lugar dos dedos. Quando um deles morre, as ameaças saem do mundo dos sonhos e começam a se tornar realidade. O monstro, o clássico assassino Freddy Krueger, é interpretado nessa versão por Jackie Earle Haley.
 
Embora o filme não tenha sido recebido tão bem pelos críticos, o público não perdeu o retorno de Freddy Krueger às telonas, e o longa rendeu cerca de 63 milhões nas bilheterias norte-americanas.

                      Divulgação
Alien, O Oitavo Passageiro (1979)
 
Dirigido por Ridley Scott, o filme é considerado um clássico das telonas, misturando com eficiência elementos de terror, suspense, ação e ficção científica. Na trama, um grupo de cientistas é mandado em uma missão para investigar um sinal estranho que está vindo de um planeta desconhecido. Quando chegam à superfície, os cientistas se deparam com criaturas aterrorizantes que acabam conseguindo se infiltrar na nave e correm o risco de chegar à Terra.
 
Quem assistiu o filme nas telonas na época de seu lançamento se impressionou com a direção de Ridley Scott, que criou um thriller de terror psicológico a partir apenas da presença do monstro, que só é avistado de fato nos últimos momentos do longa. A criatura assustou as plateias e deu tão certo que o filme ganhou inúmeras continuações e um prequel recente, o blockbuster Prometheus. O primeiro longa arrecadou mais de 80 milhões de dólares nos cinemas norte-americanos.

                 
A Noite dos Mortos Vivos (1968)
 
Considerado um dos clássicos mais antigos do gênero, o longa dirigido por George Romero conta a história de um grupo de pessoas mortas que misteriosamente começam a reviver em uma região rural afastada após a queda de um satélite espacial. O filme, independente e feito com poucos recursos, é considerado um precursor da atual onda de tramas sobre zumbis.

               Divulgação
A Profecia (1976)
 
Alguns temas sempre rendem filmes assustadores, principalmente quando a trama lida com elementos a respeito de entidades malignas ou demoníacas. No caso de A Profecia, a história é ainda mais pesada ao trazer uma família que começa a perceber que seu filho, de apenas cinco anos, pode na verdade ser o filho do demônio.
 
Além do medo trazido pela ideia de uma criança maligna, o filme causou polêmica na época de seu lançamento devido a uma série de acidentes misteriosos no set de filmagens. O ator Gregory Peck, que interpreta o pai da criança, cancelou na última hora um voo para Israel, que posteriormente foi vítima de um acidente que matou todos os passageiros.
 
O primeiro filme (que rendeu cerca de 60 milhões de dólares nos EUA), dirigido por Richard Donner, rendeu várias continuações, e em 2006 a história original foi refilmada por John Moore.

                  Divulgação
Atividade Paranormal (2007)
 
O longa independente dirigido por Oren Peli segue uma tendência hoje comum entre filmes de terror: a narrativa pseudodocumental, que dá ao espectador a ilusão de estar diante de imagens reais. O filme conta a história de um jovem casal aterrorizado por um espírito maligno, e apesar dos avisos de um médico paranormal eles tentam entrar em contato com a entidade.
 
O filme foi um sucesso de público, arrecadando só nos EUA cerca de 200 milhões de dólares. O roteiro rendeu três continuações, todas aproveitando o fato de que grande parte do longa parece ser uma história real.

               Divulgação
O Bebê de Rosemary (1968)
 
O longa, dirigido pelo polêmico Roman Polanski, conta a história macabra de um jovem casal que se muda para um prédio habitado por pessoas peculiares e acaba se envolvendo em uma seita. Quando a esposa, interpretada por uma jovem Mia Farrow, engravida, seus vizinhos a convencem de que ela está esperando o filho do Diabo.
 
Mais do que por qualquer cena de terror explícito, o filme assusta pela tensão psicológica e pela expressão aterrorizada da atriz Mia Farrow. O Bebê de Rosemary é considerado até hoje como um dos filmes de terror mais assustadores da década de 60.

                Divulgação
A Bruxa de Blair (1999)
 
Dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, o longa se aproveita do mote de ser um pseudodocumentário e mostra imagens supostamente reais sobre um grupo de adolescentes mortos pelo espírito de uma bruxa. As imagens, propositalmente feitas com uma câmera de mão e com acabamento caseiro, passam mesmo a impressão de que o filme é o documentário filmado pelos jovens antes de suas mortes.
 
O filme causou polêmica pelo formato, mas fez um sucesso absurdo e rendeu apenas nos EUA cerca de 140 milhões de dólares.
            Divulgação
                 
Carrie, A Estranha (1976)
 
O filme, dirigido por Brian de Palma, aterrorizou gerações com a história de uma garota tímida dona de poderes paranormais. Vítima de bullying na escola, a garota precisa enfrentar as dificuldades de ser uma adolescente isolada e ainda lidar com a mãe, uma religiosa fanática que restringe a vida da filha. A cena final, quando a adolescente resolve se vingar de seus colegas do colégio utilizando seus poderes, foi considerada apavorante na época
 
O longa teve um bom desempenho nas bilheterias, arrecadando cerca de 33 milhões de dólares só nos EUA.

                 Divulgação
Brinquedo Assassino (1988)
 
O longa, dirigido por Tom Holland, é um dos clássicos do terror dos anos 80, e conta a história de Chucky, um boneco diabólico. Na trama, um assassino que está morrendo faz um ritual de magia negra e consegue transferir seu espírito para um boneco.
 
O filme, de baixo orçamento, custou cerca de 9 mil dólares e rendeu mais de 6 milhões só na primeira semana.

                 Divulgação
O Exorcista (1973)
 
Um dos filmes mais sinistros da história das telonas é o clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin. O filme é inspirado no livro homônimo de William Peter Blatty, que por sua vez foi escrito a partir de uma história que ocorreu em 1949 quando um garoto de 14 anos foi considerado vítima de possessão demoníaca. A trama conta a história de Regan MacNeil (Linda Blair), uma garota que é possuída pelo demônio e conta com a ajuda de dois padres para realizar o exorcismo.
 
Antes mesmo de o filme ser lançado, a Warner decidiu tirar dos cinemas o trailer do longa, que era considerado violento demais e estava causando terror nas plateias. A estreia do filme foi ainda mais polêmica, e muitos espectadores chegaram a vomitar ou desmaiar durante as sessões. Em uma sessão, um homem ficou tão aterrorizado que desmaiou e quebrou uma costela.
 
As polêmicas a respeito do tema continuaram após o lançamento, quando foi divulgada a informação de que os sets de filmagens pegaram fogo várias vezes e o único local que permaneceu intacto foi o quarto da garota possuída.

               Divulgação
Halloween - A Noite do Terror (1978)
 
Escrito e dirigido por John Carpenter, o longa segue a história de Michael Myers, um psicopata e assassino em série que foge de um hospital psiquiátrico no Dia das Bruxas. Ele então retorna à sua cidade natal e mata seus vizinhos.
 
O filme, hoje considerado um clássico, arrecadou cerca de 50 milhões de dólares só nos EUA, e deu origem ao remake Halloween - O Início.

               Divulgação
Horror em Amityville (2005)
 
O longa de terror, dirigido por Andrew Douglas, conta a história de um crime brutal. Em 1974, a polícia seguiu as informações deixadas por uma chamada anônima e encontrou em uma casa uma família inteira que havia sido assassinada enquanto dormia. Dias depois, um jovem admitiu que utilizou um rifle para matar os pais e os quatro irmãos seguindo as ordens de diversas vozes que estavam em sua cabeça. Um ano depois, uma família se muda para a casa e estranhos eventos começam a ocorrer.
 
O filme, um remake do clássico de 1979, rendeu mais de 86 milhões de dólares nos EUA.

                Divulgação
It - Uma Obra Prima do Medo (1990)
 
O filme, dirigido por Tommy Lee Wallace, é uma adaptação do livro homônimo de Stephen King. A trama conta a história de uma cidade remota que foi aterrorizada durante anos por uma criatura cruel conhecida como o palhaço Pennywise. Trinta anos depois, ele reaparece e um grupo de cidadãos precisa se reunir para combatê-lo.

                Divulgação
Jogos Mortais (2004)
 
O filme, de James Wan, conquistou crítica e público ao contar a macabra história de dois homens que acordam acorrentados em um banheiro imundo e desconhecido e precisam participar de terríveis jogos de tortura psicológica. O longa é cheio de reviravoltas e surpresas de roteiro, e deu tão certo que rendeu inúmeras continuações.
 
Filmado em apenas 18 dias, a produção independente bombou nas bilheterias norte-americanas e arrecadou quase 60 milhões de dólares.

                 Divulgação
Madrugada dos Mortos (2004)
 
Dirigido por Zack Snyder, o filme conta a história de um grupo de zumbis que pretende dominar uma pequena cidade. Os sobreviventes precisam então se unir para combater a ameaça.
 
O longa de Snyder é uma refilmagem do clássico de 1978 de George Romero, e arrecadou cerca de 60 milhões de dólares nos EUA.

               Divulgação
O Massacre da Serra Elétrica (1974)
 
O clássico, dirigido por Tobe Hooper, é baseado em uma história real que ocorreu em 1973. Na época, a polícia do Texas arquivou o caso de um terrível massacre de 33 pessoas, que foram assassinadas por um homem utilizando uma máscara feita de pele humana. O filme foi considerado aterrorizante pelo público, e rendeu mais de 100 milhões de dólares nos EUA. O longa rendeu várias outras versões, e até hoje é considerado um clássico do terror.

                 Divulgação
O Chamado (2002)
 
O filme, dirigido por Gore Verbinsky (Piratas do Caribe), conta a história da jornalista Rachel (Naomi Watts), que decide investigar a morte de sua sobrinha e percebe uma relação macabra entre várias mortes e um estranho vídeo, que faz com que todos que o assistem morram sete dias depois. A investigação se transforma em uma corrida contra o tempo quando ela e seu filho assistem ao filme e precisam quebrar a maldição antes que seja tarde demais.
 
O longa de horror foi um sucesso nas telonas, e arrecadou cerca de 130 milhões de dólares só nos EUA.

                  Divulgação
O Grito (2004)
 
O terror psicológico O Grito, de Takashi Shimizu, assustou plateias do mundo todo ao contar a história de uma casa em Tóquio que esconde uma terrível maldição. Na trama, a estudante americana Karen (interpretada por Sarah Michelle Gellar) vai até a casa amaldiçoada substituir uma assistente social que não foi para o trabalho e acaba vítima da maldição que assombra o local.
 
Embora o roteiro em geral seja simples e não traga grandes surpresas, o filme é dirigido de uma forma tão tensa e as aparições das entidades sobrenaturais são tão assustadoras que é impossível não sair do cinema com medo. O filme foi um sucesso nas bilheterias americanas, rendendo mais de 110 milhões de dólares e abrindo espaço para duas continuações.

                    Divulgação

 O Iluminado (1980)
 
O diretor Stanley Kubrick tinha como um dos principais objetivos de sua carreira fazer o "filme definitivo" de cada um dos gêneros. No cinema de guerra, fez o elogiado Nascido Para Matar. Na temática ficção/distopia, fez Laranja Mecânica. Na ficção científica, fez 2001: Uma Odisseia no Espaço. Dentro da categoria dos filmes épicos, dirigiu Barry Lyndon. E, quando estava pensando em criar um clássico definitivo de horror, escolheu como roteiro o livro O Iluminado, de Stephen King.
 
Na trama, a família de um zelador se muda para o Hotel Overlook para cuidar do estabelecimento durante o período de inverno. O hotel, entretanto, é repleto de criaturas malignas, que vão tentar matar o filho da família, o pequeno Danny, que tem poderes paranormais.
 
O livro de Stephen King nunca havia arrancado muitos elogios da crítica literária, mas o roteiro do filme de Kubrick transformou a história em um terror psicológico intenso e repleto de cenas marcantes, como a das gêmeas assassinadas aparecendo para Danny em um corredor e o elevador aparecendo em meio a um oceano de sangue. Outro elemento que aterrorizou as plateias foi a interpretação assustadora de Jack Nicholson, que conseguiu retratar muito bem a história de um homem que aos poucos vai sendo dominado pelo mal.
 
Na época, o filme rendeu cerca de 50 milhões de dólares nos EUA, e posteriormente se transformou em um dos clássicos do gênero.

                    Divulgação
O Sexto Sentido (1999)
 
O longa de suspense/terror dirigido por M. Night Shyamalan foi um hit nas telonas na época de seu lançamento ao criar um thriller que obriga o espectador a rever todos os seus conceitos a respeito do filme para desvendar o segredo final da história. Sem falar muito da trama para não estragar a surpresa de quem não viu, O Sexto Sentido conta a história de um garoto que vê pessoas mortas e estabelece um vínculo com seu psicólogo na tentativa de entender o que está ocorrendo.
 
O filme teve seis indicações ao Oscar, e foi tão bem nas bilheterias que só nos EUA chegou a arrecadar mais de 290 milhões de dólares.

                   Divulgação
Pânico (1996)
 
O filme, dirigido por Wes Craven, se tornou um clássico dos anos 90 ao contar a história de um serial killer fanático por longas de terror que telefona para suas vítimas e decide matar quem erra as respostas para suas perguntas. O grande problema é que ninguém sabe quem é o assassino, que sempre ataca utilizando uma máscara de fantasma.
 
O sucesso do primeiro filme foi tanto que a história se transformou em uma franquia, e só o primeiro longa rendeu mais de 100 milhões de dólares nos EUA.

                Divulgação
Psicose (1960)
 
O filme mais conhecido da extensa e elogiada carreira de Alfred Hitchcock conta a história de uma secretária que acaba assassinada em um hotel em circunstâncias misteriosas. Mesmo mais de 40 anos depois, o longa ainda assusta o público e o desfecho revela uma história aterrorizante de neuroses psicopatas.
 
Em 1999, o cineasta Gus Van Sant tentou recriar o longa refazendo quase frame exatamente como o original.


                                   Estreia Amanhã!!! 

                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário