sexta-feira, 6 de abril de 2012

Jesus Cristo - confira nossa galeria especial de filmes sobre a vida de Jesus.

                                                
A Páscoa é considerada uma das mais importantes festas da Cristandade, na qual os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. O Rei dos Reis (1961), dirigido por dirigido por Nicholas Ray e escrito por Philip Yordan, é uma das primeiras superproduções ao mostrar a trajetória de Cristo, desde o seu nascimento. O longa recebeu uma indicação ao Globo de Ouro (1962) de Melhor Filme.

                                              
Por falar em nascimento, Jesus - A História do Nascimento (2006) acompanha a jornada de José (Oscar Isaac) e Maria (Keisha Castle-Hughes) rumo à Belém, para arrumarem um local seguro para Maria poder dar à luz. Com direção de Catherine Hardwicke, foi o primeiro filme a ter première mundial no Vaticano, em 26 de novembro de 2006.

                                              
No ano de 2003, o Brasil também produziu um longa sobre o tema. Maria - A Mãe do Filho de Deus, de Moacyr Góes, também narra a história de Jesus Cristo, contada por um padre a uma pequena garota. Com participação do Padre Marcelo Rossi, o filme tem no elenco vários nomes de estrelas "globais" tais como: Giovanna Antonelli, Luigi Baricelli, José Wilker e Ítalo Rossi.

                                             
Outro filme sobre a maior figura do Cristianismo é Jesus - A Maior História de Todos os Tempos. Produzido para a TV norte-americana, o drama é estrelado por Jeremy Sisto (da série A Sete Palmos) como Cristo e Debra Messing antes de protagonizar a série Will & Grace.

                                             
Das produções um pouco mais recentes, podemos destacar A Paixão de Cristo (2004), de Mel Gibson, que mostra os últimos momentos de Jesus Cristo. As imagens de violência explícita e a abordagem fizeram com que muitos acusassem o diretor de mostrar uma visão antissemita dos acontecimentos.

                                           
Entretanto, a polêmica em torno do retrato de Cristo pelo cinema não era inédita. Em 1988, Martin Scorsese dirigiu A Última Tentação de Cristo. O filme chocou setores conservadores da Igreja e da sociedade, por tratar a figura de Cristo de uma perspectiva humana, reconstruindo a trajetória de Jesus a partir da hipótese dele ter optado por uma vida comum, sem assumir o ônus da salvação da humanidade.

                                             
Jesus Cristo Superstar é um musical baseado na ópera-rock feita para o teatro por Andrew Lloyd Webber e Tim Rice. O filme, dirigido por Norman Jewison, narra os últimos seis dias na vida de Jesus Cristo (Ted Neeley) sob o ponto de vista de Judas Iscariotes (Carl Anderson).

                                            
O brasileiro O Auto da Compadecida (1999) também mostrou uma visão bem diferente de Jesus Cristo: ele é retratado como um homem negro, interpretado por Maurício Gonçalves. A história foi inicialmente produzida como uma minissérie de 4 capítulos mas, devido ao grande sucesso, se transformou em filme, centrado na dupla João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos que se valem da esperteza de Grilo para conseguirem sobreviver a dura vida no sertão.

                                            
O grupo cômico inglês Monty Phyton também se inspirou na vida de Jesus Cristo para criar situações e diálogos hilários em A Vida De Brian (1979), um dos melhores filmes do cultuado grupo. A produção, de Terry Jones, é uma sátira aos filmes bíblicos e à intolerância religiosa, usando o personagem central (Brian) para fazer um paralelo à vida do messias.

Um comentário: